Linha do Tempo APM
Clique no link abaixo e acesse a Linha do Tempo da Academia de Polícia da Brigada Militar em alta qualidade.
↓↓
Linha do tempo em alta qualidade
ENCHENTE DE 2024
A semana de 29 de abril à 03 de maio de 2023, foi um período de preocupação para a Academia de Polícia Militar, nesse período alguns de nossos integrantes, alunos e efetivo orgânico tiveram suas casas alagadas e/ou ficaram ilhados sem conseguir chegar em Porto Alegre para suas rotinas, de forma que dia 06 de maio trancamos todas as aulas.
Dia 05 de maio iniciou a chegada de efetivo oriundo de outros Estados, responsáveis pelo policiamento aéreo, sendo o primeiro de Santa Catarina e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAv BM) que se alojaram nesta APM, e daí em diante muitos outros chegaram.
A partir de 07 de maio a APM passa a ser a sede da Secretaria de Segurança Pública. O Secretário se estabelece na sala do comandante da academia e seu “staff” na sala do subcomandante, sendo estabelecido um centro de gerenciamento de crise com reuniões diárias com a participação de todas as vinculadas à secretaria.
A cada dia um departamento da secretaria se instalava na APM, bem como o BAv BM, e policiais de diversos Estados (SC, PR, SP, MG, CE, DF, GO e MS) foram chegando e saindo. Também se instalou a PM3 do Estado-Maior da BM aqui na APM. Com isso reforçamos a segurança de nossas instalações com os Sgt Alunos e nossos Alunos Oficiais passaram a contribuir em diversas atividades, junto ao secretário de segurança, na Defesa Civil e nas atividades de policiamento junto ao 1º, 9º e 20º BPM, além do efetivo orgânico.
Com essa rotina alterada nosso desafio foi dar o suporte adequado a tão diversificadas atividades, o que com o esforço de todos, abnegação, comprometimento, bem como compreensão daqueles que chegavam conseguimos atender.
Nossa dificuldade esteve na estrutura da APM, onde aqueles que por aqui passaram puderam visualizar, nos dias de chuva, nossos problemas de infiltrações, no mais as atividades nos exigiam atenção, controle e por vezes conhecimento técnico.
Ao longo dessas atividades pudemos ver o quanto “juntos somos mais fortes”, vimos o quanto o povo gaúcho e do Brasil se uniu para resgates e ações solidárias em apoio aos atingidos, o quanto os órgãos de segurança se empenharam para minimizar consequências dessa catástrofe ambiental na esfera de suas responsabilidades.
Esperamos que os atingidos consigam reconstruir suas vidas sejam por ações governamentais ou pela SOLIDARIEDADE vista nesse momento de dificuldade.
Ten Cel RAFAEL ASSIS BRASIL RAMOS ARO
Comandante da Academia de Polícia Militar da Brigada Militar do Rio Grande do Sul/RS
Livro histórico sobre as enchentes de 2024
Clique no link abaixo e acesse o livro: