Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Espadim Tiradentes

Espadim Tiradentes
Espadim Tiradentes

O Espadim Tiradentes da Brigada Militar, foi criado pelo Decreto nº 7.123, de 09 de julho de 1956, e é conferido ao Aluno Oficial da Brigada Militar como símbolo do idealismo e do destemor do Aluno Oficial. O Espadim lema o nome do Mártir da Inconfidência Mineira, Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, cognominado Tiradentes, Patrono das Polícias do Brasil.

O Espadim, portanto, é muito mais que uma arma, é símbolo de conquista, de realização, de honra e de dignidade, é de grande valor destacar a tradição que esta arma representa, sendo justo o orgulho de quem a ostenta.

Esse espadim é utilizado pelo Aluno Oficial em todas as solenidades e faz parte do uniforme de gala durante a sua formação acadêmica. Quando o Aluno Oficial se forma, é nomeado Capitão QOEM e recebe a espada de oficial.

A) Classificação - Arma branca perfuro-cortante;

B) O espadim possui dois gumes, e simetria bi-lateral, assim subdividindo-se:

    1) Punho - torneado em marfim, jarina ou matéria semelhante e resistente, encimado por um pomo de metal dourado e lavrado em grinalda circular de folhas e frutos de louro, coberto.

    2) Cruzeta - lavrada em metal dourado, representando de ambos os lados, dois apanhados de folhas e frutos de louro, divergindo do eixo central da peça, em ramos ortogonais simétricos e coberta, ao centro sobre eixo, pelo símbolo sintético, estilizado, das Polícias Militares, na cor ouro, tendo, ela, o comprimento total de 0,11m;

    3) Lâmina - reta, de dois gumes em bisel, com 0,30m de comprimento, dando seção reta em losango, junto ao talão, de 0,022m x 0,005m, de diagonais, toda de aço inoxidável, levando, em cada uma de suas faces, laborados em tauxia, damasco, um ramo de folhas e frutos de louro, disposto ao centro e no sentido longitudinal, em direção a ponta, partindo do talão, levando, superposta neste ramo, no mesmo sentido, a inscrição latina símbolo da finalidade a que se destina a peça - PRO LEGE VIGILANDA (para a vigilância da Lei);

    b) A bainha de forma sui-generis, assim subdividindo-se:

    1) Bocal - com abraçadeira e argola de sustentação, tudo em metal dourado e lavrado, tendo como motivos folhas e fruto de louro arranjados em forma de ramo pendente;

    2) Corpo - liso, de metal branco, metal prateado ou metal cromado;

    3) Ponteira - de metal dourado e lavrado, tendo como motivos folhas e frutos de louro, arranjado de baixo para cima em forma de coifa, na extremidade inferior.

Em 2020, o Espadim Tiradentes será concedido aos Alunos Oficiais, após 60 (sessenta) dias de atividades no Corpo de Alunos, portanto no 61º dia.

Brigada Militar