Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-VRS

Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos
Comando Regional de Polícia Ostensiva Vale do Rio dos Sinos - Foto: Sd Iolanda / Edição: Diana

O Comando Regional de Polícia Ostensiva - Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS) originou-se através do Comando de Policiamento de Área 6 - CPA 6, que foi criado em 16 de dezembro de 1992, através do Decreto Estadual nº 34.572/1992, recebendo como missão a coordenação, planejamento, controle e fiscalização operacional, abrangendo as áreas do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), 3º BPM (Vale do Sinos), 8º BPM (Litoral Norte) e 17º BPM (Região Metropolitana de Porto Alegre). 

Instalado em 07 de junho de 1993 no quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, o CPA-6 teve sua sede fixada em agosto do mesmo ano na cidade São Leopoldo (rua São Paulo, nº 1100) até dezembro de 1998, quando mudou-se para a rua José Bonifácio, nº 842, no mesmo município.

Em 25 de maio de 2000 se mudou novamente, desta vez para a cidade de Novo Hamburgo, junto ao 3º Batalhão de Polícia Militar, onde permanece até a presente data.

Com os decretos 40.349/2000 e 40.624/2001, que estabeleceram nova divisão territorial para a Brigada Militar, o CPA-6 foi redefinido como sendo CRPO-10, passando posteriormente a ser denominado de CRPO-VRS.

Características Regionais

O Vale do Sinos possui 1.422,27 Km de extensão territorial, que equivale a 0,49% da área do estado do Rio Grande do Sul. A população da região abrangida soma mais de 814.158 habitantes, o que equivale a cerca de 7% da população do estado. 

Em sua circunscrição, o CRPO-VRS abrange 16 municípios cuja predominância étnica é de descendentes de Alemães. Sua economia é baseada na indústria, especialmente no ramo coureiro e calçadista.

Missão

Exercer diuturnamente, na região do Vale dos Sinos, as atividades de Polícia Ostensiva, objetivando a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, provendo a segurança pública com eficiência.

Área de Atuação

3º BPM – Sede em Novo Hamburgo

25º BPM – Sede em São Leopoldo: Portão e Capela de Santana

32º BPM – Sede em Sapiranga: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Parobé, Presidente Lucena e Santa Maria do Herval.

Brigada Militar