Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o Museu

Imagem da fachada do prédio do Museu BM
Imagem da fachada do prédio do Museu BM
Por MBM

O Museu da Brigada Militar foi criado oficialmente na data de 14 de outubro de 1985, por meio do Decreto Estadual nº 32030, assinado por Jair Soares governador do Estado, concretizando, assim, a ideia concebida, em 1947, pelo Ten. Hélio Moura Mariante. 

Em sequência ocorre a instalação do Museu, em 1987, no prédio da Linha de Tiro, na Avenida Aparício Borges, em Porto Alegre. No ano de 2001 o acervo foi transferido para o endereço atual, quando então passou a ser disposto em prédio histórico, na Rua dos Andradas nº 498, no Centro Histórico da Capital do Estado, junto ao QG da BM. 

O acervo museológico comporta: armamentos, fardamentos, mobiliário, veículos, documentos institucionais históricos, objetos consagrados e fototeca com centenas de imagens. 

Valorizando a intenção do Cel. Hélio Moura Mariante, de preservar a história e guardar a memória da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, enfatizamos que o intuito de resguardar as peças museológicas e incentivar a memória social da instituição Brigada Militar perfaz a orientação do Museu da Brigada Militar. 

O Museu da Brigada Militar está aberto ao público interno e externo em dias úteis. O efetivo do local está disponível para recepção e realização de visitas guiadas, com agendamento prévio para grupos.

Brigada Militar