Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão do 6º BPM

Brasão 6ºBPM
23162843-brasao-6-bpm.png

DESCRIÇÃO: 

Escudo Francês, terciado em pairle, em chefe coticado e sobremantado em goles, tendo uma estrela de cinco pontas em ouro, em abismo, como peça diminuta. Pentágono significando o ideal defendido com a própria vida, além deste, seis bilos que representam a morte de três soldados na Revolução Constitucionalista de 1932. No primeiro quartel; em campo prata a “Catedral de São Pedro” em sable. No segundo quartel; flanco destro, em sinople, em abismo,“Elmo”, símbolo da Companhia e Batalhão e Guardas, em relevo prata. No terceiro quartel; no flanco sinistro, em sinople e em abismo as “Pistolas de Clarck” em relevo prata, símbolo universal das Polícias Militares. O escudo é encinado por uma coroa aberta ou coronel em ouro, ladeada por paquiles púrpura e sobreposto a um listel em prata com divisa:

SIGNIFICADO DOS COMPONENTES

ESCUDO É a parte mais importante do brasão, figurando nele as peças demonstrativas de ascendência, posse, do domínio e da atividade da corporação ou unidade.

ESTRELA Dourada, em chefe, significa a batalha que a unidade participou, antes mesmo de sua criação oficial; combates de “Morro Frio, Morro do Carrapato Sujo, Caparicinhas” , quando, na condição de 3ª Companhia do 4º Batalhão de Infantaria Montada, integrou o Destacamento Colatino, por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, resultando feridos um Sargento e seis Soldados e mortos os Soldados LUCAS BRUM DOS SANTOS, FRANCISCO DOS SANTOS E ODORICO GONÇALVES.
CATEDRAL DE SÃO PEDR O Primeira obra de pedra erguida no extremo sul e, portando, a mais antiga igreja do Estado ainda existente. Sua construção teve início logo após as primeiras marcações das ruas da cidade, por ordem emanada de GOMES FREIRE DE ANDRADE, por ocasião de sua visita à cidade em 1752, na qualidade de Comissário Del-Rei, para demarcação de limites fixados no tratado de Madrid. Construída em estilo barroco, traz no frontal o brasão do Papa da época, Benedito XIV. Inaugurada em 25 de agosto de 1755, foi o primeiro monumento cultural do Estado tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 17 de maio de 1938.

ELMO Serve de símbolo às Companhias e Batalhões de Guardas, significando as antigas denominações que teve o Batalhão, como tropa a pé.

PISTOLAS DE CLARCK Símbolo universal de Polícia Militar, significando a função ou atividade do Batalhão.

COROA ABERTA OU CORONEL Símbolo de soberania, símbolo dos vitoriosos, símbolo de celebração do triunfo de origem militar, destinados aos homens que se distinguiam na guerra ou que salvavam a vida de cidadãos.

LISTEL Fazendo parte dos ornatos exteriores do escudo, o listel contém divisas, legendas ou grifos de guerra. No caso presente o listel contém a divisa “6º BPM – Btl Cel Claudino - 6 - 4 - 1936”, significando e destacando a criação do batalhão em período de paz, razão pela qual a divisa está colocada em campo prata.

ESMALTES
(cores e metais)
ouro – riqueza, nobreza, majestade, dignidade. prata – serenidade, simplicidade, prudência, equilíbrio, paz. vermelha (goles) – coragem, força, determinação, justiça. verde (sinople) – esperança, fé, confiança.

SIGNIFICADO GERAL O 6º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar do Estado nasce após período da Revolução Constitucionalista de 1932 (listel em prata); na cidade do Rio Grande (1º Quartel a Catedral de São Pedro); inicialmente, como Companhia de Guardas, foi Batalhão de Guardas (2º Quartel, flanco destro o ELMO); no 3º Quartel, flanco sinistro, as (Pistolas de Clarck), símbolo universal de Polícia Militar. Ainda como 3ª Companhia do 4º Batalhão de Infantaria Montada participou das Batalhas de Morro Frio, Morro do Carrapato Sujo e Caparicinhas, resultando feridos um Sargento e seis Soldados, em óbito outros três Soldados (chefe em abismo, significando o ideal defendido com a própria vida, em goles com estrelas em ouro e seis bilos). Toda a história, simbolizada pelas armas apostas no escudo, está coroado pelo símbolo dos vitoriosos, pelo símbolo da celebração do Triunfo (coroa aberta ou coronel) e amparado na base de tudo, a origem do Batalhão, listel.

Brigada Militar