Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão do 14° BPM

60d58a52 6130 4c94 a302 f47586b41b25
05150043-60d58a52-6130-4c94-a302-f47586b41b25.jpg

I – BRASÃO DE ARMAS DO 14° BPM

Escudo português, terciado, bordo em negro. No primeiro, em ouro, carregada da nomenclatura do 14? BPM em blau (azul); no segundo, em sinopla, carregada das pistolas de Clark, de ouro. O Terceiro, partido; no primeiro em campo de goles, dois filetes ondados, em sinopla, sobre o qual assenta-se a Cruz de Lorena ou Cruz Missioneira (duas hastes horizontais), em sua cor, sobre o solo missioneiro, na sua cor; no segundo, em amarelo pleno, carregado com as estrelas do Cruzeiro do Sul em ouro, com campo em sinopla, dois ondados, sobre o qual aparece em negro, a figura histórica missioneira de Sepé Tiarajú, portando sua lança, montado em seu cavalo,  também em negro. Divisa: BATALHÃO CEL. JUSTINO, de goles, em um listel de ouro, bordo em negro.

Art 2° - Das Justificativas das formas do escudo:

I- Forma do Escudo: Adotou-se o escudo português, por seu desenho simples, e por sua ligação com nossa tradição;

II- Esmaltes e Metais: Ouro, ou amarelo: Possui significado que, na heráldica, refere-se à generosidade, à força, à riqueza e à grandeza; Negro, ou preto: constância, prudência e abnegação; Azul ou blau: lealdade, verdade, justiça e temperança; Vermelho, ou goles: magnanimidade, benignidade e desprendimento; Verde, ou sinopla: esperança, alegria, serviço e respeito. Na segunda subpartição, bem como nas partes que compõem a terceira, partida, os esmaltes, quais sejam, em verde pleno (sinopla), em vermelho pleno (goles) e em amarelo (ouro), representam as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.  

III- Figuras e peças – Na primeira parte do terciado, esmaltado em ouro, está a designação do 14? BPM, em blau, que representa a busca pelo cumprimento de sua missão, que é a manutenção da legalidade e da justiça.O segundo campo do terciado, as Pistolas de Clark, que são símbolo amplamente utilizado nas Polícias Militares, em seus distintivos e designativos apostos nos fardamentos. No primero partido do terceiro campo do cortado traz dois ondeados de verde, referência explícita à região de campos e coxilhas, onde assenta-se uma “Cruz de Lorena”, na sua cor usual (marrom), símbolo da religiosidade que deu origem a colonização histórica da região missioneira e do próprio Rio Grande do Sul, através das  missões jesuíticas, sendo que a simbologia da cruz também representa a proteção divina, e suas duas hastes representam a fé em dobro; o segundo partido do terceiro campo do cortado temos sobre o esmalte amarelo, em ouro, o Cruzeiro do Sul, de acordo com a localização geográfica das missões, e sobre  dois ondeados de verde, referência explícita à região de campos e coxilhas, verifica-se em negro (constância), a já marcada e permanente figura do herói missioneiro e de seu povo, conseqüentemente figura componente da História da região e do Estado do Rio Grande do Sul: Sepé Tiarajú, montado em seu cavalo, portando sua lança na luta constante e honrosa pelos seu ideais de verdade e justiça, na sobrevivência e manutenção de sua terra e seus povo missioneiro. Acerca do listel em ouro, bordo em negro, representado (escrito) em goles (vermelho) a designação histórica do Patrono do 14? BPM, BATALHÃO Cel. JUSTINO, personalidade ímpar na Brigada Militar, pois além de ter sido Comandante Geral da Corporação, também foi Prefeito do Município onde está sediado o 14? BPM, São Luiz Gonzaga – RS, por duas gestões.

DECRETO Nº 48.001, de 5 de maio de 2011.

 

Brigada Militar