Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 25º BPM

Nova sede 25º BPM
Sede do Comando do 25º BPM

A história do 25° BPM inicia-se no dia 20 de julho de 1893, na Rua Praia de Belas em Porto Alegre, primeira sede do então 3º Batalhão de Caçadores. Suas denominações posteriores foram 3º Batalhão de Infantaria e 3º Batalhão Policial, antes da denominação atual da unidade matriarca, o 3º Batalhão de Polícia Militar.

Desmembrado do 3º BPM, o 25º Batalhão de Polícia Militar de São Leopoldo deixou de ser a 2º Companhia de policia ostensivo no dia 22 de janeiro de 1998, conforme Decreto nº 38107, o qual regulamenta a Lei de Organização Básica da Brigada Militar, passando a se chamar Destacamento Especial de São Leopoldo.

Instalado na data de 20 de julho de 1998, tendo sido, em agosto de 2002, rede nominada para 25º Batalhão de Polícia Militar. Interessante ressaltar que o 3º BPM teve em São Leopoldo sua segunda sede, localizada onde hoje esta é a Praça do Imigrante, antes de transferir-se em definitivo para Novo Hamburgo.

O 25º BPM encontra-se atualmente estruturado operacionalmente em quatro companhias de Policiamento. Sendo três Companhias em São Leopoldo e a 4ª Companhia, responsável pela área territorial do município de Portão e o 2º Pelotão da 4ª Companhia, responsável pela área territorial do município de Capela de Santana.

O 25º BPM executa as atividades de Polícia Ostensiva na plenitude e de forma dinâmica, aplicando o efetivo em quatro processos diferentes, sendo estes o patrulhamento a pé, patrulhamento Motorizado, e em Bicicletas, destacando-se desta forma dentre as Unidades Operacionais da Brigada Militar.

Brigada Militar