Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 23°BPM

23°BPM
23°BPM

O 23º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 21 de Agosto de 2002 através da Portaria n° 001/DA-SMov/02 do Sr Comandante Geral da Brigada Militar Coronel QOEM Gerson Nunes Pereira, oriundo da 3º Companhia do 2º Batalhão de Policia Militar (Batalhão General Pinheiro Machado), com sede em Rio Pardo.

Instalado na Rua 28 de Outubro, nº 143, na cidade de Santa Cruz do Sul, foi em 02 de julho de 1988, que o então Prefeito Municipal Armando Winck, celebrou o contrato de comodato para cedência do terreno e construção do prédio para a instalação da então 3ª Companhia, sendo a Brigada Militar naquele ato, representada pelo Comandante da Companhia, então Capitão Oraci Garcia Rossoni.

Em 11 de Fevereiro 1993, por força do Decreto Lei nº 34.655, a 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar, foi transformada no Destacamento Especial Santa Cruz do Sul, sendo que a solenidade de instalação ocorreu e 14 de Fevereiro, tendo como seu primeiro Comandante o Capitão Oraci Garcia Rossoni.

 Em 21 de Agosto de 2002, em ato do então Comandante Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Coronel QOEM Gerson Nunes Pereira, o Destacamento Especial de Santa Cruz do Sul, foi elevado a condição de Batalhão, recebendo a denominação de 23º Batalhão de Policia Militar.

Em 22 de Abril de 2003, assumiu o Comando do 23º BPM o Major Cláudio Mattanna, sendo o Batalhão constituído por uma Assessoria de Efetivo e Logística e uma Assessoria de Inteligência e Operações, duas Companhias com dois Pelotões cada uma e um Pelotão de Operações Especiais (POE), totalizando 112 Policiais Militares.

No dia 23 de Maio de 2012 o 23º BPM inaugurou a Sala de Gestão Operacional, Videomonitoramento e GPS, na sede do batalhão visando à melhoria continua dos serviços prestados a comunidade.

Em 09 de Junho de 2014 foi firmado o Termo de Cooperação, entre a Prefeitura Municipal e a Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, de implementação do sistema de Videomonitoramento passando de Sala de Gestão Operacional para Centro Integrado de Operações e Emergências atuando em conjunto com a Brigada Militar, a Polícia Federal, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e a Polícia Civil.

Face as novas demandas da Corporação, com apoio e colaboração do município foi realizada uma análise estratégica a fim de realizar uma reestruturação do 23º Batalhão de Polícia Militar em Santa Cruz do Sul, sendo assim designado um novo local para sua sede, no dia 13 de Dezembro de 2018 o 23º BPM efetivou sua transferência da Rua 28 de Outubro, nº 143, bairro Universitário para a Rua Galvão Costa nº 44, bairro Centro.

Estruturalmente o 23° BPM está dividido em quatro Companhias, sendo uma na Sede do Batalhão (Santa Cruz do Sul), uma localizada no Centro Integrado de Segurança Pública - CISP, bairro Arroio Grande (Santa Cruz do Sul), uma em Venâncio Aires – 3ª Companhia, localizada no bairro centro, uma em Candelária – 4ª Companhia, bairro Nova Germânia, abrangendo vinte e um (21) municípios do Vale do Rio Pardo.

Brigada Militar