Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CFAer

Localizado no Aeroporto da Brigada Militar, em Capão da Canoa/RS, o Centro do Fromação Aeropolicial foi criado através do Decreto nº , de 25 de abril de 2005. Tem por função precípua a formação e especialização de Militares Estaduais nas atividades de policiamento ostensivo aéreo, bem como o desenvolvimento de programas de incentivo e qualificação técnico-profissional nestas atividades, dentro da Corporação.

 

No Brasil, existem apenas três escolas de aviação vinculadas às organizações policiais com autorização/homologação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para funcionamento. Uma delas é gaúcha, e atualmente está suboridnada ao Departamento de Ensino da Brigada Militar. Ao longo de seus 15 Anos de história, o Centro de Formação Aeropolicial - CFAer da Brigada Militar vem formando e especializando pilotos e instrutores, não só do Rio grande do Sul, mas de diversos Estados e Instituições da Federação. .

 

A estrutura conta com dois aviões e dois helicópteros, sendo um avião monomotor de instrução básica e outro multimotor para instruções avançadas e voos por instrumento.

Todos os cursos oferecidos pelo CFAer, obedecendo as normativa legais, possuem homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Atualmente oferece os seguintes cursos:

 

-        Cursos de Piloto Privado de Avião e Helicóptero (teórico e prático)

-        Curso de Piloto Comercial de Helicóptero (teórico e prático)

-        Curso de Piloto Comercial de Avião MULTI/IFR (teórico e prático)

-        Cursos de Instrutor de Voo de Avião e Helicóptero (teórico e prático)

-        Curso de Adaptação ao Helicóptero Schweizer

-        Curso de Adaptação ao Helicóptero Esquilo

-        Curso de Adaptação ao Helicóptero Koala

-        Curso de Gestão de Unidde Aeropolicial (CGUAPO)

-        Curso de Operador Aerotático

-        Curso de Segurança de Voo

-        Curso de Operador de Aeronave Remotamente Pilotoada (ARPs)

-        Estágios Operacionais para Pilotos em formação

Estágio de Tripulante Técnico

O Centro tem como Patrono o Maj Ibes Carlos Pacheco, instituído através do Decreto nº 44.263 de 19 de Janeiro de 2006, falecido em virtude de acidente aeronáutico no ano de 2004, ocorrido na cidade de Porto Alegre/RS

Atualmente, o Centro de Formação Aeropolicial – Centro Maj IBES, é chefiado pelo TC QOEM LUIZ HENRIQUE FERREIRA GENRO

moeda CFAER
moeda CFAER

Criada com o intuito de homenagear ao todos que, de uma forma ou de outra, tenham contribuído para o engrandecimento deste Centro, e por conseguinte, para o engrandecimento do nome da nossa Corporação em todos os rincões do Brasil

Conteúdos relacionados

Brigada Militar