Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 8º BPM

Fachada da sede administrativa do 8º BPM
Sede do 8º BPM, em Osório

O 8º BPM - Batalhão General Esteves foi criado em 13 de maio de 1970, por meio do Decreto Estadual Nº 20.277, com sede no município de Osório. À época, na região do Litoral Norte existiam apenas os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Osório, Torres, Mostardas e Tramandaí. Os demais municípios foram instituídos com emancipações político-administrativas dessas cidades, a partir de 1982. Assim, no surgimento do 8º BPM, a sua responsabilidade de ação abrangia toda a região e ainda os municípios de Taquara, Rolante, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Igrejinha e Três Coroas.

 O patrono da Unidade é o General do Exército Emílio Lúcio Esteves, instituído pelo Decreto Estadual Nº 20.328, de 10 de junho de 1970.

 Na criação do 8ºBPM, além do policiamento ostensivo, de trânsito e da guarda do presídio local, a Organização Policial Militar ficou responsável pela coordenação do trabalho dos salva-vidas que guarneciam os veranistas na orla, com o chamado Policiamento Especial de Praia, que deu origem à Operação Golfinho. Durante longos anos, o 8º BPM coordenou toda a operacionalidade da Operação Golfinho, até que essa atividade passou a ser desempenhada por Força-Tarefa designada pelo Comando-Geral da Corporação. A partir de 1998, com a criação do CRPO Litoral, esse passou a centralizar as ações da Operação Golfinho, juntamente com o Comando-Geral da Corporação.

Fachada da entrada da sede do 8º BPM
Entrada da sede do 8º BPM

 Ao longo dos anos, modificações introduzidas na Brigada Militar, também provocaram alterações no quadro organizacional do 8º BPM. Dessa forma, em 1986 o Batalhão deixou de ter responsabilidade sobre o policiamento em Taquara, São Francisco de Paula, Igrejinha, Três Coroas e Cambará do Sul.

 Novas modificações ocorreram em novembro de 2004, com a criação do 2º BPAT, que englobou alguns municípios até então jurisdicionados pelo 8º BPM. Com isso, o 8º BPM ficou com responsabilidade operacional somente sobre Osório, Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Rolante, Riozinho, Maquiné, Cidreira, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas e Tavares. Os demais municípios do Litoral Norte são atendidos pelo 2º BPAT.

 O 8º BPM realiza o policiamento ostensivo, dispõe de um Canil, de Patrulha Maria da Penha e desenvolve os programas Proerd e Lazer e Cidadania e o projeto Cinófilo Mirim.

Entrada da sede do 8º BPM
Entrada da sede do 8º BPM

Conteúdos relacionados

Brigada Militar