Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 6º RPMon

Em 13 de Agosto de 1974, o 2º Esquadrão de Polícia Rural Montada Independente, foi transformado em 6º Regimento de Polícia Montada, através do Decreto Estadual nº 23.246, com suas origens no Município de Lavras do Sul.


ALTERAÇÕES DE DENOMINAÇÕES AO LONGO DA EXISTÊNCIA E RESPECTIVAS DATAS

O 6° Regimento de Polícia Montada teve suas origens no Município de Lavras do Sul, situado na rua Barão do Rio Branco n° 04, bairro Centro, onde o 2° Esquadrão de Polícia Rural Independente, foi transformado em 6º Regimento de Polícia Montada, através do Decreto Estadual nº 23.246, de 13 de agosto de 1974.
Tendo como missão executar o policiamento ostensivo numa área composta pelos municípios de Lavras do Sul, Bagé, São Gabriel, Dom Pedrito, Pinheiro Machado e Herval do Sul, com um efetivo de 409 PMs. Posteriormente, o município de Herval do Sul foi suprimido, vindo a agregar os municípios de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista.
Em 06 de Julho de 1993, foi instalado em Bagé o Destacamento Especial do 6º RPMon, criado pelo Decreto Estadual nº 34.655, de 11 de fevereiro de 1993.
Em 30 de Novembro de 1994, foi instalado o 2º Esquadrão de Polícia Montada Independente, criado pelo Decreto Estadual nº 35.560, de 04 de outubro de 1994.
A nova Unidade foi desmembrada da área do 6º Regimento de Polícia Montada em Lavras do Sul, ficando com sua área de jurisdição nos municípios de Bagé, Pinheiro Machado, Aceguá, Hulha Negra e Candiota.
Em 09 de Setembro de 1998, foi criado o Destacamento Especial de Bagé, tendo sua responsabilidade territorial os municípios de Bagé, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Hulha Negra, Candiota e Aceguá, os quais posteriormente passaram a fazer parte do Comando de Policiamento Ostensivo da Campanha, deixando de existir o 2º Esqd P Mon Ind, esta nova unidade teve sua sede situada à Rua Cândido Portinari nº 310, bairro Floresta.
Em 11 de Junho de 2001, houve a alteração da Organização Policial Militar do município de Lavras do Sul, do nível de 6º Regimento de Polícia Montada para Pelotão e a OPM do município de Bagé de Destacamento Especial de Bagé, para 6º Regimento de Polícia Montada. Assim sendo, o 6º Regimento de Polícia Montada transferiu-se para a cidade de Bagé onde se localiza na Rua Pintor Cândido Portinari, nº 310, bairro Floresta, até a presente data.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar