Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 10º BPM

O 10º BPM responsável pelo Policiamento Ostensivo dos Campos de Cima da Serra foi criado através do Decreto – Lei n 20.277 de 12 de maio de 1970 sede em Vacaria. Seu Patrono é o Coronel JOSÉ RODRIGUES SOBRAL.

A partir de 1º de abril de 2004, passou a contar com um novo Quadro de Organização, ficando estruturado administrativamente de quatro e operacionalmente constituído por quatro Companhias, sendo as 1ª e 2ª Cia com sede em Vacaria, a 3ª Cia com sede em Lagoa Vermelha e a 4ª Cia com sede em Sananduva, totalizando uma circunscrição de área territorial de 24 municípios, sendo eles: Vacaria, Campestre da Serra, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Esmeralda, Pinhal da Serra, Ipê, São José dos Ausentes, Lagoa Vermelha Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiraiaras, Sananduva, Tupanci do Sul, Ibiaçá, Santo Expedito do Sul, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Barracão, Paim Filho, São José do Ouro, São João da Urtiga e Cacique Doble.

O 10º BPM anualmente desenvolve o PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) junto as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, ambos buscando preparar a criança, adolescente e o jovem, os alimentado com informações e treinamentos para o enfrentamento e superação de obstáculos do cotidiano.

Ainda no turno inverso ao do ensino oficial, no 10º BPM em parceria com a Associação de Meninos e Meninas Assistidos Santa Cecília (AMMA) funciona o PROSEJO (Programa Sócio Educativo de Jovens), com atividades relacionadas com reforço escolar, leitura, desportivas, técnicas domésticas, ordem unida, dentre outras. Tem como seu maior evento turístico o Rodeio Crioulo internacional que acontece de dois em dois anos, e reúne pessoas de diversos Estados e País.

Brigada Militar