Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cibersegurança na Inteligência Policial foi tema de seminário no TJRS

Evento teve como palestrante o tenente da BM Rodrigo Diovani Santos Neto

Publicação:

Imagem mostra salão com pessoas assistindo à palestra
Evento contou com presença de integrantes da SSP, PM2, PCRS, CBMRS e EB.

A presença da Tecnologia da Informação (TI) nas ações de Inteligência e Contrainteligência foi tema de seminário na última quinta-feira (1º/12). O encontro promovido pelo Núcleo de Inteligência do Judiciário aconteceu no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Participaram do evento integrantes da SSP, PM2, PCRS, CBMRS e EB.  

A palestra teve a abertura pelo coronel RR Carlos Roberto Guimarães Rodrigues, Assessor Especial da Presidência do TJRS, com o objetivo de fornecer conhecimentos e atualizar os operadores policiais sobre as ferramentas do ciberespaço aplicadas aos trabalhos de inteligência. Para tal, a ocasião levantou discussões de conteúdos como cibersegurança, fontes abertas, sistemas operacionais móveis e smartphones, armazenamento em nuvem e dispositivos removíveis, vulnerabilidades e aplicações das contas Google, deepweb e darkweb e monitoramento, blindagem, mitigação de riscos e recuperação de contas em redes sociais. 

O evento foi facilitado pelo tenente da BM Rodrigo Diovani Santos Neto, atualmente cedido ao TJRS, onde desempenha a função de chefe de operações do Núcleo de Inteligência do Judiciário. O oficial é formado em Gestão de Segurança Pública, com pós-graduação em Gestão da Informação e Estratégia e especializações em Cibersegurança, Operações de Inteligência e Segurança VIP-PSD.

--

Texto: jornalista Ícaro - servidor civil/PM5
Edição: soldado Tamara/PM5

Brigada Militar