Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PM Destaque 34ºBPM

PM Destaque Sd  André Luiz Tagliari Dallastra
PM Destaque Sd André Luiz Tagliari Dallastra - Foto: SD Amanda - COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 34 °BPM

O 34°Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o SD Dallastra como Policial Militar Destaque do mês de fevereiro de 2023.

Nascido no município de Estação, aos 03 anos de idade foi morar na cidade de Uruguaiana onde permaneceu até os seus 26 anos. Conviveu toda a sua infância e adolescência na periferia dessa cidade, razão pela qual colaborou para as suas escolhas de vida no intuito de mudar o paradigma daquela ocasião e almejar algo melhor para o seu futuro.

Seu primeiro contato com o militarismo foi no ano de 2009 quando ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro onde permaneceu até o ano de 2015. Não houve planejamento prévio de ingressar na Brigada Militar uma vez que não possui exemplos em sua família e tão pouco em seu círculo de amizades.

A convivência com o militarismo moldou seu caráter, responsabilidade, respeito e sentimento do dever. Já familiarizado com o meio militar viu a oportunidade de ingressar na Brigada Militar e esse foi o seu foco até a sua concretização.

No ano de 2012 não conseguiu fazer parte da Instituição por uma única questão no concurso, mas não desistiu e em 2014 a sua tão almejada aprovação foi concretizada.

Em 16 de novembro de 2016 finalmente ingressou na Brigada Militar vindo a realizar o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) na cidade de Montenegro.

O então Soldado André Luiz Tagliari Dallastra foi lotado no 34º Batalhão de Polícia Militar, em Esteio, onde atuou junto à Força Tática de 2017 a 2018. Posterior, de 2018 a 2022 atuou na Seção de Inteligência o que contribuiu para seu conhecimento e crescimento profissional.

Atualmente desempenha sua função na Cia, no policiamento ostensivo, aonde vem se destacando no cumprimento da sua missão. O soldado Dallastra tem demonstrado grande dedicação e comprometimento ao serviço policial prestado, pró-atividade, camaradagem e espírito de corpo, dando resposta hábil à população.

Parabéns, Soldado Dallastra!

Sd IGOR RENAN LUCENA FEITOSA
Sd Lucena PM Destaque do 34ºBPM

O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o SD Lucena como Policial Militar Destaque do mês de março de 2023.

Igor Renan LUCENA Feitosa, nascido em 09/03/1993 na cidade de Goiânia/GO, mudou-se ainda jovem para João Pessoa/PB, onde viveu sua infância e adolescência. Desde pequeno demonstrou interesse em assuntos relacionados à justiça e à lei, o que o levou a seguir a carreira jurídica.

Aos 17 anos, Lucena iniciou sua graduação em Direito. Durante sua graduação, Lucena começou a atuar na área jurídica, desempenhando a função de conciliador do 6° Juizado Especial Cível da Capital no ano de 2015. Após formar-se, atuou como advogado entre 2016 a 2018 em escritórios de advocacia da região. Suas atuações chamaram atenção graças à sua habilidade de lidar com gerenciamento de conflitos, capacidade de encontrar soluções criativas e eficazes que lhe garantem êxito na atividade policial militar.

No entanto, Lucena sentia que faltava algo em sua vida, algo que pudesse desafiá-lo ainda mais e que lhe permitisse colocar em prática seu desejo de ajudar as pessoas. Foi então que ele decidiu se juntar à Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em 2018, onde realizou seu Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) no município de Guaíba.

Desde 2019 integra o 34º BPM, seu primeiro e único batalhão em que atuou até o momento. Em 2022 foi convidado a fazer parte da Força Tática desta unidade. O Soldado Lucena demonstrou durante todo o mês de março de 2023 grande dedicação e conhecimento do serviço policial-militar, pró-atividade e espírito de corpo, se destacando em suas ações e obtendo êxito em prisões por tráfico de entorpecentes. por embriaguez ao volante, e na captura de um foragido.

É um policial militar que demonstra grande entusiasmo pela profissão, de grande conhecimento profissional, um dos militares da unidade que possui o curso básico de atendimento pré-hospitalar de combate realizado no BOPE.É um militar bem quisto pelos colegas, possui grande respeito pelos seus pares e superiores e demonstra consciência de suas responsabilidades. Demonstrou grande conhecimento técnico-profissional na confecção da documentação operacional dentro dos padrões cobrados pela Brigada.

O soldado Lucena é um exemplo de dedicação e determinação, que sempre buscou se aprimorar em sua carreira e fazer a diferença na vida das pessoas. Seu comprometimento e sua paixão pelo que faz são inspiradores para todos aqueles que buscam alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos.

Sgt Cristiane / 34º BPM
Sgt Cristiane / 34º BPM

O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, a Sgt Cristiane como Policial Militar Destaque do mês de abril de 2023.

CRISTIANE Gomes Dutra Souza nasceu em 18/05/1989 na cidade de Piratini/RS. Incluiu na BM no ano de 2009, realizando seu Curso Básico de Formação Policial na cidade de Esteio, cidade em que trabalha desde a conclusão. Foi promovida a 2º Sgt em dezembro de 2021. Sgt Cristiane já fez parte da Companhia, Sala de Operações, P4 e hoje desenvolve seu trabalho no P1 do 34º BPM

Cumpre mencionar que a 2º Sgt. Cristiane Gomes Dutra Souza, tem desempenhando suas funções de maneira exemplar junto à primeira seção do Batalhão, o que é exemplificado pelo seu comprometimento em bem fazer as demandas da referida seção administrativa.

É nítido o interesse pelo serviço da servidora militar estadual, na medida em que executa com presteza e esmero as demandas que lhe são atribuídas, sejam elas simples ou complexas. Assim, o bom funcionamento da primeira seção, setor de vital importância para o batalhão, pode ser atribuído em grande medida ao excelente trabalho da 2º Sgt. Cristiane, que possui enorme senso de responsabilidade para com o trabalho.

Os oficiais e praças do 34º BPM parabenizam-lhe por toda excelência no serviço prestado.

Soldado Cassiano

O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Cassiano como Policial Militar Destaque do mês de maio de 2023.

Soldado Cassiano nasceu na cidade de Canoas/RS. Incluiu na BM no ano de 2018, realizando seu Curso Básico de Formação Policial na cidade de Esteio, sendo lotado na cidade de Gravataí após a conclusão. Após, foi transferido para o 34°BPM em Esteio onde atualmente desempenha suas atividades.

O soldado vem se destacando pela camaradagem e trato com os demais colegas, bem como, pelo seu alto grau técnico e profissionalismo com qual desempenha suas tarefas. É nítido o interesse pelo serviço, agindo proativamente nas missões a qual é designado.

Os oficiais e praças do 34º BPM parabenizam-lhe por toda excelência no serviço prestado.

Sd Jeverton   PM Destaque
Sd Jeverton - PM Destaque de Junho - Foto: Comunicação Social 34º BPM / Sd Nascimento
O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Jeverton como Policial Militar Destaque do mês de junho de 2023.

JEVERTON Carvalho da Rosa, nascido em Santa Cruz do Sul no dia 31/12/1993, é um militar dedicado e comprometido com o serviço policial. Ele começou sua jornada nas fileiras da Brigada Militar no dia 16/11/2016, trazendo consigo uma paixão pela segurança pública e pelo cumprimento da lei.

Ao ingressar na instituição, Jeverton teve a oportunidade de frequentar o curso de formação na cidade de Osório. Foi nesse momento que ele percebeu a importância de sua carreira e se esforçou para obter o melhor proveito de sua formação. Ao concluir o curso, escolheu o CPM (Comando de Policiamento Metropolitano) e, em especial, o 34º Batalhão de Polícia Militar.

Durante quase quatro anos, Jeverton integrou a Força Tática da Unidade, demonstrando habilidades e um espírito valoroso. Sua dedicação e compromisso com o serviço policial foram notados por seus colegas e superiores, que reconheceram sua capacidade de enfrentar situações desafiadoras com coragem e profissionalismo.

Em 2018, Jeverton teve a honra de concluir o IV CBOC (Curso Básico de Operações de Choque), uma conquista que lhe trouxe um grande acúmulo de conhecimento, além de uma maior responsabilidade e crescimento profissional. Ele se orgulha de ter adquirido novas habilidades e de estar sempre disposto a se superar em sua carreira policial.

Sd Jeverton continua a desempenhar seu papel na Brigada Militar com diligência e determinação. Sua dedicação em servir e proteger a comunidade é um exemplo a ser seguido por seus colegas e inspira confiança em todos aqueles que têm a oportunidade de trabalhar ao seu lado. Sua busca incansável pelo aprimoramento profissional e seu compromisso inabalável em causar um impacto positivo o destacam como uma figura exemplar dentro da instituição.

Sd Joice - PM Destaque de Julho
Sd Joice - PM Destaque de Julho - Foto: Comunicação Social 34º BPM / Sd Nascimento
O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, a Sd Joice como Policial Militar Destaque do mês de julho de 2023.

Joice Moreira Melo é uma jovem determinada que desde cedo traz consigo o desejo genuíno de servir e proteger. Seu caminho nas fileiras da Brigada Militar teve início em 2018, marcando o início de uma jornada dedicada à segurança segurança pública.

O começo de sua trajetória na instituição se deu com o curso de formação na cidade de Guaíba, onde Joice teve a oportunidade de adquirir as habilidades e conhecimentos fundamentais que moldariam seu percurso como policial militar. Com determinação e esforço ela concluiu o curso e, após a formatura, escolheu o 34º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Esteio, para servir.

Desde então, Joice tem se dedicado com orgulho e zelo às suas responsabilidades dentro do 34º BPM. Com sua postura exemplar, ela se firma como uma policial que inspira confiança e respeito a todos com quem convive.

A militar se destacou-se neste mês de julho, especialmente em um incidente onde sua ação ágil foi crucial. Ela prestou auxílio a uma pessoa engasgada, habilmente aplicando a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas e, assim, salvar sua vida. Sua atitude proativa e conhecimento técnico foram evidentes, realçando seu compromisso singular com a função policial militar.

Além disso, a militar demonstra um notável comprometimento com o serviço policial, prontamente atendendo às variadas demandas administrativas. Seu engajamento é particularmente destacado em sua atuação na SSPO do Batalhão, onde revelou profundo conhecimento e facilidade em compreender e executar as tarefas designadas.

PM Destaque do 34º BPM de Agosto / Sgt Schmidtt
PM Destaque do 34º BPM de Agosto / Sgt Schmidtt - Foto: Comunicação Social 34º BPM / Sd Nascimento

O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sgt Schmidtt como Policial Militar Destaque do mês de agosto de 2023.

Guilherme Antônio SCHMIDTT nasceu na cidade de Santo Augusto/RS. Incluiu na BM no ano de 2012, realizando seu Curso Básico de Formação Policial na cidade de Esteio, cidade onde trabalha desde a conclusão. Foi promovido a 2º sargento em dezembro de 2021. O Sgt Schmidtt já fez parte da Companhia, P2 e hoje desenvolve seu trabalho no P3 do 34º BPM

Cumpre mencionar que o 2º Sgt. Schmidtt, tem desempenhando suas funções de maneira exemplar junto à terceira seção do Batalhão, o que é exemplificado pelo seu comprometimento em bem fazer as demandas da referida seção administrativa.

É nítido o interesse pelo serviço do servidor militar estadual, na medida em que executa com presteza e esmero as demandas que lhe são atribuídas, sejam elas simples ou complexas. Assim, o bom funcionamento do P3, setor de vital importância para o batalhão, pode ser atribuído em grande medida ao excelente trabalho da 2º Sgt Schmidtt, que possui enorme senso de responsabilidade para com o trabalho.

Os oficiais e praças do 34º BPM parabenizam-lhe por toda excelência no serviço prestado.

Sd Zenker - PM Destaque do 34º BPM do mês de setembro
Sd Zenker - PM Destaque do 34º BPM do mês de setembro - Foto: Comunicação Social do 34º BPM / Sd Nascimento

O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Zenker como Policial Militar Destaque do mês de setembro de 2023.

O soldado Rodrygo ZENKER Pereira é nascido e criado na cidade de Tapes/RS, tendo passado toda a infância e adolescência em sua cidade natal.


Após concluir o ensino médio, Zenker rumou a Porto Alegre, em busca de oportunidade de estudo e trabalho, cursando Técnico em Edificações na Escola Técnica Estadual Parobé. Durante o curso, obteve uma vaga no curso de Engenharia Civil, por meio do ProUni na Universidade Católica de Pelotas, morando na cidade de Pelotas por um semestre.


No semestre seguinte, conseguiu retornar à capital do estado, transferindo sua bolsa de estudos para a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, trabalhando na construção civil desde então.
No ano de 2017, em meio à insatisfação profissional que estava enfrentando e sob influência do pai, que era, à época, servidor da segurança pública,  Zenker resolveu prestar o concurso para o cargo Soldado da Brigada Militar, decisão que mudou os rumos de sua vida e fez com que encontrasse a realização profissional que tem até os dias de hoje.

Na Brigada Militar, Zenker realizou o curso de formação na cidade de Esteio, no ano de 2018, formando-se em 2019 e, desde então,  servindo ao 34° BPM.

No 34° BPM, Zenker trabalhou no policiamento ordinário durante um ano, sendo convidado a participar do pelotão de Força Tática, onde permaneceu por aproximadamente três anos. Atualmente Zenker serve ao P4, sendo responsável direto pela manutenção da frota de veículos, além de outras rotinas da unidade.

Sd Carvalho - PM Destaque do 34º BPM do mês de outubro
Sd Carvalho - PM Destaque do 34º BPM do mês de outubro - Foto: Comunicação Social do 34º BPM / Sd Nascimento

O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Carvalho como Policial Militar Destaque do mês de outubro de 2023.

Diego CARVALHO Duarte é natural de Rio Grande/RS. Serviu ao exército brasileiro durante um ano. Ingressou na Brigada Militar no ano de 2016, vindo a realizar seu Curso Básico de Formação Policial Militar na Cidade de Canoas. Desde sua formatura até os dias de hoje o Sd Carvalho atua no 34º BPM. Já fez parte da Companhia, Força Tática e atualmente integra o efetivo da ROCAM

O Sd Carvalho, desde que ingressou nas fileiras da corporação, vem desempenhando suas funções com brilhantismo e comprometimento ímpar, servindo de exemplo de profissional a ser seguido pelos demais membros da corporação.

O referido militar estadual labuta junto a fração de ROCAM da unidade, desempenhando importante papel junto a manutenção da segurança pública e da sensação de tranquilidade dos transeuntes, comerciantes e funcionários que frequentam o centro de Esteio, local de atuação principal do policiamento com motocicletas.

Os oficiais e praças do 34º BPM parabenizam-lhe por toda excelência no serviço prestado.

Sd Rocha - PM Destaque de Novembro
Sd Rocha - PM Destaque de Novembro - Foto: Comunicação Social 34º BPM / Sd Nascimento

O 34° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados pelos Chefes de Seções e Comandantes de Companhias, o Sd Rocha como Policial Militar Destaque do mês de novembro de 2023.

Jeferson Valdir Gonçalves ROCHA, um indivíduo de grande dedicação, é natural da cidade de São Gabriel/RS, mas foi em Bagé, cidade que o acolheu, onde ele passou toda sua infância e juventude.

Antes de ingressar na Brigada Militar, Jeferson serviu ao Exército Brasileiro durante os anos de 2007 à 2009, onde ganhou experiência e habilidades valiosas. Sua jornada na Brigada Militar começou no ano de 2009, quando adentrou na instituição como PM temporário na cidade de Lavras do Sul. Este foi um período fundamental em sua carreira, no qual ele pôde ter a certeza que estava a trilhar o caminho certo para sua vida.

No ano de 2014, surgiu uma nova oportunidade de ascensão em sua carreira. Com a abertura de edital para o concurso de carreira, o Sd Rocha, sempre buscando novos desafios e o crescimento profissional, decidiu participar. Foi então aprovado no concurso e iniciou seu CBFPM no ano de 2016, na cidade de Osório.

Ao concluir seu curso, O Sd Rocha escolheu a cidade de Viamão para iniciar sua jornada, local onde permaneceu até o ano de 2019, quando decidiu se transferir para a cidade de Esteio. No 34º BPM o Sd Rocha já integrou a Força Tática e atualmente faz parte da Companhia, desempenhando diuturnamente suas funções com dedicação.

Os oficiais e praças do 34º BPM parabenizam-lhe por toda excelência no serviço prestado.

Brigada Militar