Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PM Destaque 17ºBPM

Por Sd Sabrina

Sd Janaína Sant’ Ana Bohn
Sd Janaína Sant’ Ana Bohn - Foto: Comunicação Social 17ºBPM

O 17° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados, a Soldado Bohn como Policial Militar Destaque do mês de fevereiro de 2023.

Janaína Sant’ Ana Bohn, criada na cidade de Porto Xavier na região Noroeste do estado, vem de uma família tradicionalista que carrega o amor pelo Rio Grande do Sul em seu peito. Era instrutora de danças tradicionalistas e também realizava palestras sobre declamação, porém sempre teve o desejo de se tornar policial militar. No ano de 2012, ela prestou o concurso para a Brigada Militar e em setembro do mesmo ano já foi nomeada.

A partir daí iniciou-se uma nova jornada em sua vida. Ela saiu de sua casa para iniciar o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) na cidade de Gravataí, quase a 600 quilômetros de distância de sua família. A cidade foi a escolhida por ela, justamente por ser a terra do CTG Aldeia dos Anjos, maior vencedor do ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) de todos os tempos, o qual a Sd Bohn sempre teve uma imensa admiração.

Após sua formatura, escolheu o 17º Batalhão de Polícia Militar e a cidade de Gravataí como seu lar, desde então, ela fez parte do policiamento orgânico, PATRES, POE, Sala de Operações (190) e nos últimos quatro anos ela faz parte da Patrulha Maria da Penha, onde realiza um excelente trabalho e por conta disso ela é referência na Região Metropolitana quando o assunto é “Violência Doméstica”.

Ela é membro e participa ativamente da “Rede Lilás” a qual acolhe vítimas de violência doméstica e envolve diversos órgãos públicos. Neste mês de março, recebeu o Prêmio "Mulher Gravataiense" na Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, pelas mãos do Vereador Claudecir Lemes, em Homenagem aos excelentes serviços prestados à comunidade.

Parabéns Sd Bohn!

PM Destaque do 17ºBPM
PM Destaque do 17ºBPM

O 17° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados, o Soldado Mees como Policial Militar Destaque do mês de março de 2023.

Elias Mees, natural de Ivoti, município que fica na região do Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul, vem de uma família conservadora dos valores éticos e morais, os quais nortearam a sua criação.

Visando dar um futuro melhor para sua família, sempre se esforçou muito. Foi entregador de panfletos e aos 14 anos já tinha sua carteira assinada como menor aprendiz. Iniciou a graduação de engenharia química, à qual cursou até o quinto semestre, quando um amigo lhe comentou sobre o concurso para Brigada Militar. No ano de 2017 participou do certame, o qual foi aprovado com apenas 18 anos de idade.

No ano de 2020 iniciou o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) em Montenegro. Após sua formatura, escolheu o 17º Batalhão de Polícia Militar para servir, desde então, ele já fez parte do policiamento orgânico e hoje faz parte da Força Tática da unidade.

Temos observado nesse jovem brigadiano, a dedicação e preocupação com o seu aprimoramento técnico para o exercício da profissão, prova disso, que em dias recentes este, sob prova de uma ocorrência a qual exigiu controle emocional, desprendimento e solidez em sua atividade, quando no atendimento a uma família que encontrava-se em desespero pois um bebê de apenas alguns meses já havia sido momentaneamente vítima de desfalecimento  em virtude de um afogamento em uma piscina. Sendo pelo nosso jovem policial encontrada aquela cena, rapidamente com raciocínio rápido, a técnica correta e a fé no que fazia como policial obteve êxito no ressuscitamento do menino, trazendo paz e alegria para aquela família.

Parabéns Sd Mees!

Pm destaque abril 17 BPM
Pm destaque abril 17 BPM
O 17° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados, o Soldado Lermen como Policial Militar Destaque do mês de abril de 2023.

SD Lermen é natural de Porto Alegre, mas hoje reside em Gravataí onde atua no 17° Batalhão de Polícia Militar desde sua formação no Curso Básico de Formação Policial Militar.
 
Ingressou na Brigada Militar em 2018, tendo como referência seu pai, sargento da reserva remunerada, que o incentivou a fazer parte da corporação, que muito admira.

Iniciou na faculdade de Direito antes mesmo de ingressar na Brigada Militar, vindo posterior a graduar-se no ano de 2022, e atualmente cursa uma pós-graduação na área de direito penal.

Durante seu tempo de atuação no batalhão, cabe frisar que o Soldado Lermen cumpre suas atribuições de maneira exemplar, primando pela excelência e moralidade nas demandas a ele submetidas, mantendo-se preocupado com seu aprimoramento técnico e o bom exercício da função policial militar.

Já trabalhou no policiamento ostensivo e hoje faz parte da Patrulha Maria da Penha, onde desempenha seu trabalho com afinco, organizando e promovendo ações humanitárias em benefício das famílias e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Foi reconhecido inúmeras vezes pelo poder judiciário, Ministério Público, Prefeitura e também pela comunidade gravataiense pela sua extrema dedicação.

Parabéns Sd Lermen!

Policial militar escolhido como destaque do Mês de maio no 17º BPM, devidamente fardado e com colete balístico.
PM destaque mês de Maio 17º BPM - Foto: Sd Sabrina

O 17° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados o Soldado Cléo, policial militar desde o ano de 2009.

Cléo realizou seu curso de formação no 17.º Batalhão de Polícia Militar, onde permanece servindo até os dias atuais. Ele que vem de família humilde, natural da cidade de Jari, trabalhou na lavoura até os 18 anos, quando se alistou no Exército Brasileiro e foi enviado em missão para o Haiti no ano de 2007. Desde então, seu sonho era pertencer às fileiras da Brigada Militar.


Em ocorrência recente, ele e sua guarnição perceberam um veículo estranho na região e após abordarem perceberam que se tratava de uma quadrilha que enterrava armamentos e entorpecentes, onde foi realizada uma das maiores apreensões dos últimos anos na região metropolitana. Além disso, o Soldado Cléo sempre se destacou pelo seu desempenho profissional, sempre se mostrando pró-ativo em suas funções no policiamento ostensivo e muito solícito aos colegas.

Os oficiais e praças do 17º BPM parabenizam-lhe por toda excelência no serviço prestado.

Policial Militar que foi destaque no mês de Junho de 2023 no 17º Batalhão de Polícia Militar em Gravataí.
PM destaque mês de Junho 17º BPM - Foto: Sd Sabrina

O 17° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados o Soldado Pivetta, policial militar desde o ano de 2012.

Douglas Pivetta é natural de Jaguari, vem de uma família humilde e honesta, que sempre valorizou o serviço público e a proteção dos direitos, trazendo consigo valores arraigados de respeito, responsabilidade e compromisso, o que lhe fez escolher a carreira militar.

Tem sua família como um pilar fundamental em sua jornada, que sempre estão ao seu lado na sua missão de servir e proteger. Através dos anos, tem aprendido a importância da disciplina, do trabalho em equipe e da constante busca por aprimoramento profissional. Pivetta é também um exímio instrutor de tiro policial e profissional extremamente dedicado.

Atualmente faz parte do efetivo do policiamento ostensivo na área da 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar. Há alguns dias, Pivetta e sua guarnição realizarão uma das maiores apreensões de armamento e entorpecentes dos últimos anos em Gravataí, sendo de extrema valia o conhecimento sobre armamentos que este policial militar possui, para que fosse realizada a identificação de dezenas de armas de fogo.

Os oficiais e praças do 17º BPM parabenizam-lhe por toda excelência no serviço prestado.

Sd Berzagui- PM Destaque do 17º BPM no mês de julho
Sd Berzagui- PM Destaque do 17º BPM no mês de julho - Foto: Sd Sabrina

O 17° Batalhão de Polícia Militar elegeu, dentre outros indicados o Soldado Berzagui como PM destaque do mês de julho.

Diego Berzagui iniciou sua carreira na polícia militar em 2004 e é natural da cidade de Osório. Berzagui passou pelo Curso Básico de Formação Policial Militar no 1º Batalhão de Polícia Militar e serviu em diferentes unidades, incluindo o 4º Regimento de Policiamento Montado em Porto Alegre, o 8º Batalhão de Polícia Militar em Osório e, atualmente, está no 17º Batalhão de Polícia Militar em Gravataí, onde serve na 3ª Companhia. Sua trajetória abrange uma variedade de experiências em diferentes unidades e localidades dentro da Brigada Militar.

No dia 17 de julho, a viatura do Sd Berzagui foi despachada para um apoio ao SAMU, mas ao chegarem no local se depararam com um parto em andamento. Sem hesitar, ele colocou em prática os conhecimentos e habilidades que havia adquirido tanto em sua formação policial quanto em treinamentos de primeiros socorros.


Com mãos firmes e um coração compassivo, o policial militar auxiliou no parto, demonstrando não apenas habilidade técnica, mas também um cuidado genuíno e empatia pela mãe e pelo bebê que estavam enfrentando uma situação tão crítica. Seu rápido raciocínio e ação decisiva asseguraram que o bebê viesse ao mundo com segurança.

Quando a respiração do recém-nascido começou a falhar, ele mais uma vez entrou em ação, realizando manobras de ressuscitação que foram cruciais para manter a criança viva até a chegada dos profissionais de saúde. Seu comprometimento e conhecimento foram elementos cruciais nesse cenário, onde cada segundo importava.

Essa história não apenas ressalta a importância dos policiais militares em nossas comunidades, mas também evidencia a variedade de situações com as quais eles podem lidar. Além de manter a ordem pública, eles são muitas vezes os primeiros a responder a emergências médicas e outras situações de risco. A atuação do policial nesse caso específico mostra como a dedicação, a capacitação e a humanidade se uniram para salvar vidas e trazer esperança em momentos desafiadores.

Parabéns Sd Berzagui!

Policial Militar fardado
PM destaque mês de Agosto 17º BPM
O Pm destaque do mês de agosto trata-se do Soldado Carlos Geovane da Silva de apenas 28 anos. Sua jornada desde São Gabriel, onde sempre sonhou em ser policial militar, até sua formação na CBFPM em 2020 e sua atual posição na sala de operações do 17º BPM, mostra sua determinação em seguir sua vocação.

No dia 19 de agosto de 2023, o Sd Carlos, teve que atuar com rapidez e eficiência para salvar a vida de uma criança em uma situação de emergência. O Sd Carlos estava de plantão no 190 quando recebeu a ligação desesperada do pai de uma criança de 2 anos que estava engasgada com leite materno. Ele não hesitou em agir imediatamente, fornecendo orientações cruciais ao pai sobre como realizar a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias da criança.

O trabalho conjunto do Sd Carlos e do pai foi fundamental, e em questão de segundos, a criança voltou a respirar normalmente. A rápida resposta e as ações decisivas do policial foram vitais para salvar a vida da criança. Quando as viaturas chegaram ao local, a situação já estava sob controle, e a criança foi encaminhada ao hospital para receber os cuidados médicos necessários.

Essa história demonstra a importância dos policiais militares em nossa sociedade, não apenas em situações de combate ao crime, mas também em situações de emergência e assistência à comunidade. O Sd Carlos é um exemplo de dedicação e profissionalismo, e sua atuação salvou uma vida preciosa naquele dia.

Parabéns Sd Carlos!

Policial Militar fardado
PM destaque mês de Setembro 17º BPM - Foto: Sd Sabrina
O Soldado Everton Diniz Guterres Fagundes, natural da cidade de Quaraí - RS, é o Policial Militar (PM) destaque do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) no mês de setembro. Sua trajetória militar começou aos 19 anos ao ingressar no Exército Brasileiro, no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizada, onde serviu por sete anos. Durante esse período, seu interesse pela carreira militar foi despertado.

Após sua baixa do Exército em 2012, o Soldado Diniz prestou concurso para a Brigada Militar, sendo aprovado e ingressando na instituição em 10 de setembro do mesmo ano. Ele realizou o Curso Básico de Formação Policial Militar no 17º BPM e acumula 11 anos de serviço efetivo na Brigada Militar.

Durante a maior parte de sua carreira na Brigada Militar, o Soldado Diniz serviu na Força Tática, anteriormente denominada Pelotão de Operações Especiais. Ele teve início na já extinta Patrulhas Especiais do 17º BPM e teve duas passagens pela 1ª Companhia do batalhão, agregando valiosa experiência em cada fração onde trabalhou.

O comando do 17º BPM observou nos últimos meses que o Soldado Diniz se destaca em meio a tropa, dedicando-se com afinco, profissionalismo, conhecimento técnico e perspicácia no desempenho de suas funções. Com sua vasta experiência na Força Tática, ele se tornou uma referência entre os colegas, sendo reconhecido pela sua habilidade no enfrentamento de ocorrências e pelo orgulho de servir no Batalhão na cidade de Gravataí.

Parabéns Sd Diniz!

Brigada Militar