Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrono do 20º BPM

Major Vieira - Patrono 20º BPM
Carlos Augusto Cabral Vieira - Foto: Brigada Militar

Carlos Augusto Cabral Vieira, nascido em 16 de agosto de 1969 em Porto Alegre, filho de Francisco Raul Guimarães Vieira e Lenir Cabral Vieira, ingressou na Brigada Militar em 16 de fevereiro de 1993 na Academia de Polícia Militar onde frequentou o Curso Superior de Formação de Oficiais, sendo promovido a 2º Tenente em 18 de novembro de 1997 e foi classificado no 3º Esquadrão Montado Independente de Uruguaiana.

Em 11 de novembro de 1998 foi classificado no Destacamento Especial Partenon e em 18 de novembro de 1999 foi promovido ao posto de 1º Tenente. Em 13 de setembro de 2000 foi designado para comandar a OPM de Dois Irmãos. Em 10 de outubro de 2001 apresentou-se no Destacamento Especial do Sarandi e em 11 de novembro de 2001 foi promovido ao posto de Capitão.

No Destacamento Especial do Sarandi atuou de forma intensa realizando palestras escolares, pois era instrutor do Programa de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD. Era engajado em causas sociais, auxiliando entidades que zelavam por desamparados. Também foi instrutor indicado da Secretaria de Segurança Pública para a área de Direitos Humanos.

Atuava na função de comandante do Pelotão de Operações Especiais, momento em que propiciou à unidade momentos de orgulho, porquanto realizou operações com diversas prisões de relevância.

Por infelicidade, foi vitimado em 06 de agosto de 2002, em uma ocorrência na qual sua guarnição fazia o acompanhamento de um veículo roubado. Inserido em uma intensa troca de tiros, veio a tombar no cumprimento de seu dever como brigadiano.

Logo em seguida, em 20 de agosto de 2002, o Destacamento Especial do Sarandi passou a se denominar 20º Batalhão de Polícia Militar e por proposta do então comandante, tenente-coronel Reuvaldo Vasconcellos, a unidade passou a ter como patrono o Major Vieira, promovido “post mortem”.

O Decreto nº 43.332, de 08 de setembro de 2004, institui como Patrono da OPM 20° Batalhão de Polícia Militar (20° BPM), com sede em Porto Alegre, o Major Carlos Augusto Cabral Vieira. 

Brigada Militar