Comando Regional Norte comemora um ano de mais segurança na comunidade
Representantes de entidades públicas e privadas foram homenageados
Publicação:

O Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte (CRPO-N) completa um ano de trabalho conjunto na área de segurança pública. Foi o primeiro inaugurado dos cinco comandos regionais criados para atender a estrutura das novas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) no Rio Grande do Sul. O CRPO Norte foi instalado em 5 de abril de 2024 e abrange 37 municípios. A solenidade festiva ocorreu nesta sexta-feira (25/4) na sede do CRPO-N em Erechim.
Estavam presentes e foram homenageados com a Comenda do CRPO/Norte o comandante-geral, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli; subcomandante-geral, coronel PM Douglas da Rosa Soares; e o Chefe do Estado-Maior, coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira.
Também receberam homenagens vários representantes de entidades públicas e privadas. O objetivo da honraria é distinguir cidadãos militares ou civis, instituições e entidades que, no exercício de suas atividades se destacaram pela dedicação ou capacidade profissional para elevar o grau de segurança pública na região.
Números e vidas
“A criação do CRPO Norte, assim como a dos outros quatro novos comandos regionais, materializa uma aproximação estratégica da Corporação com a comunidade para oferecer maior assertividade e celeridade no atendimento das necessidades e desafios regionais”, ressalta o comandante-geral, coronel Feoli.
Houve reduções significativas nos indicadores criminais, que, certamente, refletem no bem-estar e na sensação de segurança no Norte do Estado, segundo o comandante-geral. “Pouco mais de um ano depois, celebramos uma relação que deu certo. Houve queda de 22% nos crimes violentos letais intencionais na região em 2024, quando comparados com o ano anterior. Os roubos de veículos diminuíram 57%, assim como os roubos a estabelecimentos comerciais 53% e 41% os roubos residenciais”, revelou o coronel Feoli.
Os números já são representativos, porém “também significam que o nosso policiamento ostensivo e as nossas estratégias de prevenção e repressão salvam cada vez mais vidas todos os dias”, afirma o comandante-geral da BM.
Ordem pública
A criação e instalação do CRPO-N não são capítulos isolados na história local. Refletem a constante busca por aprimoramento e eficiência na preservação da ordem pública, enfatiza o comandante do CRPO Norte, Coronel PM Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior. Esta ação significativa foi concebida e implementada graças ao dedicado esforço de profissionais exemplares, autoridades comprometidas e parceiros que compartilham a visão de um ambiente seguro e harmonioso para a comunidade.
A solenidade festiva e as honrarias têm o objetivo de eternizar as memórias dos acontecimentos e expressar de forma concreta o agradecimento da Brigada Militar pela colaboração das entidades públicas e privadas na criação e estruturação do Comando Regional de Polícia Ostensiva na cidade de Erechim.
Também estavam presentes representantes de Comandos Regionais, Departamentos da Corporação e Unidades Especializadas.
SAIBA MAIS SOBRE O CRPO-N
- O CRPO-Norte abrange 37 municípios da região Norte do Rio Grande do Sul.
- Ao todo, são aproximadamente 255 mil habitantes sob sua circunscrição, sendo de 18 municipais sob responsabilidade do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), com sede em Erechim, e 19 cidades atendidas pela 1º Companhia Independente, localizada em Getúlio Vargas.
- A estrutura está situada no antigo Centro de Instrução Militar do 13º BPM que foi revitalizado para receber o Comando Regional.
- O CRPO Norte conta com área de terreno de mais de 10 mil m² e 980m² de área construída.
- As instalações incluem sala de reuniões, alojamento, copa, área de confraternização, além das salas dos setores vinculados ao comando regional.
- As obras começaram em setembro de 2023 e duraram seis meses.
- Os recursos vieram do Governo do Rio Grande do Sul, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Erechim, da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, do Ministério Público e da comunidade local em geral e foram gerenciados pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Erechim.
Texto: jornalista Marcelo Miranda - servidor civil/PM5/Brigada Militar
Foto: Sd PM Ribeiro