Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar inaugura Comando Regional Norte

Unidade será responsável pelo atendimento a 37 municípios da região

Publicação:

Imagem mostra autoridades locais cortando a fita da inauguração do CRPO
Evento contou com a presença de autoridades locais - Foto: Soldado Tiago Vieira/PM5

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (5/4), em Erechim, a Brigada Militar inaugurou o Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte (CRPO-N). O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito do município, Paulo Pólis, do secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron, do Comando da BM, entre outras autoridades civis e militares.

Instituído pelo Decreto 57.060/2023, o CRPO-Norte abrange 37 municípios da região Norte do Rio Grande do Sul. Ao todo, são aproximadamente 255 mil habitantes sob sua circunscrição, sendo de 18 municipais sob responsabilidade do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), com sede em Erechim, e 19 cidades atendidas pela 1º Companhia Independente, localizada em Getúlio Vargas. O comandante regional da unidade será o coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior.

A nova estrutura está situada no antigo Centro de Instrução Militar do 13º BPM que foi revitalizado para receber o Comando Regional. O CRPO Norte conta com área de terreno de mais de 10 mil m² e 980m² de área construída. As instalações incluem sala de reuniões, alojamento, copa, área de confraternização, além das salas dos setores vinculados ao comando regional.

As obras começaram em setembro de 2023 e duraram seis meses. Os recursos vieram do Governo do Rio Grande do Sul, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Erechim, da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, do Ministério Público e da comunidade local em geral e foram gerenciados pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Erechim.

O novo comando regional foi instalado no contexto da implantação das novas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) no Rio Grande do Sul. O objetivo das Risp é sistematizar o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil, viabilizando áreas geográficas coincidentes de atuação. A ideia é fortalecer o trabalho conjunto na área de segurança pública, fomentando o compartilhamento de informações, o acompanhamento de indicadores e de ocorrências e o atendimento às peculiaridades regionais.

O CRPO Norte é o primeiro inaugurado dos cinco comandos regionais de polícia ostensiva criados para atender a estrutura das Risp. Até o final do mês, ainda serão instalados os comandos regionais Hortênsias, Nordeste, Delta do Jacuí e Extremo-Oeste, totalizando 21 CRPOs.

Texto: jornalista Ícaro Ferreira - servidor civil/PM5/Brigada Militar;
Foto: soldado Tiago Vieira/PM5/Brigada Militar;

Brigada Militar