Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 26º BPM

FOTO ME FRENTE AO BTL
30164540-foto-me-frente-ao-btl.jpeg

Histórico do 26º Batalhão de Polícia Militar

Em meados de 1969, o município de Cachoeirinha, que havia se emancipado de Gravataí quatro anos antes, possuía uma população de 31 mil habitantes, vislumbrou a necessidade da instalação de um Grupamento Policial Militar (GPM). Iniciava ali a trajetória da Brigada Militar em Cachoeirinha.

O Comandante do grupamento policial militar, 2º sargento Nestor Chagas realizou uma campanha para angariar meios materiais para construção do prédio na área de terra situada na Estrada do Ritter, doada pelo instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Em 1970, com ajuda da comunidade, dos poderes constituídos e da Brigada Militar, ergueu-se finalmente, o primeiro prédio do GPM de Cachoeirinha, denominado 3º GPM do 2º Pelotão da 3º Companhia do 3º Batalhão de Policia Militar (unidade com sede em Novo Hamburgo).
No ano de 1982, o GPM transformou-se em 4º Pelotão da 3º Companhia do 15º Batalhão de Policia Militar (Unidade com sede em Canoas). A partir de 25 de agosto de 1990, o Pelotão de Cachoeirinha passou a se denominar 2º Companhia de Policia Militar (unidade com sede em Gravataí )

Em 1998, o município de Cachoeirinha trilhava o caminho de pleno desenvolvimento, sendo considerado o coração de uma grande área industrial que se estabelecia na Região Metropolitana. A população também crescia e ultrapassava a casa dos 100 mil habitantes. A Brigada Militar não ficou indiferente: realizou naquele ano uma adequação estrutural e criou a Companhia Policial Militar de Cachoeirinha, com independência do 17º Batalhão de Policia Militar, com desarticulação e a referência para comemoração do aniversario do Batalhão. Em 04 de outubro de 1999, a Unidade recebeu a designação de Destacamento Especial de Cachoeirinha, sendo articulado em duas companhias de policiamento: sede da 1º Companhia instalada na Avenida Frederico Ritter e a 2º Companhia, na Avenida Flores da Cunha, na sede do destacamento.

Finalmente, em 21 de agosto de 2002, de acordo com o Art. 6º da lei Nº 10. 991/97 (lei orgânica da Brigada Militar) foi instalado o 26º Batalhão de Policia Militar, que atualmente trabalha articulado em duas subunidades: 1º e 2º Companhias de Policia Militar, sendo a 1ª Cia, compondo os bairros do centro e a 2ª Cia, os bairros mais afastados, totalizando um área de 44 km².

Com sede na Av. Flores da Cunha, nº 3419, Bairro: Parque da Matriz, composto por cerca de 100 homens e mulheres que atuam diuturnamente no combate à criminalidade e controle da ordem pública, distribuídos nas seções internas como 1ª Seção – Seção de Pessoal, Subseção de Justiça e Disciplina e Comunicação Social, 2ª Seção – Seção de Inteligência, 3ª Seção – Seção de Operações e Treinamento, 4ª Seção – Seção de Logística e Patrimônio, Cia Operacional – Adm. e POE – Adm, Externas como Cias/Policiamento Ostensivo, Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Bancária, Patrulha Comercial, ROCAM e POE.

Desde sua criação o 26º BPM passou por várias transformações e desafios, sempre na busca de adequar-se às necessidades da sociedade cachoeirense, empregando seu efetivo com máximo de esforços na defesa do conceito da cidadania.

Brigada Militar