Solenidade alusiva ao 106º aniversário da Academia de Polícia Militar e passagem de Direção do Departamento de Ensino da Brigada
Publicação:

Nesta terça-feira (9/3), aconteceu a solenidade alusiva ao 106º aniversário da Academia de Polícia Militar (APM) e passagem de Direção do Departamento de Ensino da Brigada Militar. Na ocasião, o coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues passou a função de Diretor do Departamento de Ensino ao coronel Luigi Gustavo Soares Pereira. A solenidade ocorreu às 18h, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.
No dia 1° de março de 1916, o então comandante-geral da BM, coronel Afonso Emílio Massot, desejando proporcionar aos oficiais de praça da força estadual, os meios para se aperfeiçoarem no conhecimento das várias matérias de instrução intelectual, resolveu criar o curso de ensino da Academia de Polícia Militar. Atualmente, a APM conta com duas turmas de formação de oficiais da carreira de nível superior, uma tendo iniciado em abril de 2021, e a outra em janeiro de 2022. Nestes 106 anos de existência, a Academia Coronel Hélio Moro Mariante, mantém-se importante ao formar os futuros líderes da Brigada Militar.
Durante a solenidade, foi realizada a entrega da Comenda “Academia Coronel Hélio Moro Mariante”, que visa distinguir oficiais e praças da BM, militares de outras forças, civis e pessoas jurídicas, como forma de reconhecimento pela relevante contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades da “Fonte de Líderes”, sendo concedida pela ocasião do aniversário da mesma.
Em seu discurso de despedida, o coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues, declarou: “Agradeço do fundo do meu coração por toda dedicação, presteza e esforço em garantir a qualidade do ensino na nossa instituição. Olhando de fora, parece fácil, mas quando se verga o bracelete do DE, se compreende o universo de dificuldade e obstáculos que surgem a cada ano letivo”.
Estavam presentes na solenidade, o secretário-adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul coronel Marcelo Gomes Frota, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre Vereador Idenir Cechin,o comandante-geral da BM Cláudio Dos Santos Feoli, o desembargador militar coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, a Diretora do Instituto Geral de Perícia Heloisa Kuzer, o subcomandante-geral coronel Douglas da Rosa Soares, o chefe do Estado-Maior coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior, coronéis integrantes do Conselho Superior e demais autoridades civis e militares.