Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM inaugura espaço do Smart Policing Lab no Instituto Caldeira

Publicação:

Lab 3
lab-3 - Foto: soldado Lucas Caneppele/PM5

A Brigada Militar inaugurou, nesta sexta-feira (24/3), no Instituto Caldeira, a expansão do seu laboratório de inovação. Durante a inauguração, também foi lançado o projeto Smart Shield. A iniciativa do Laboratório de Polícia Inteligente (Smart Policing Lab) da BM reforça os investimentos da Corporação em tecnologia e inovação para o aprimoramento e a melhoria da eficiência na prestação de serviço aos gaúchos.

O detalhamento do novo espaço e do projeto Smart Shield foi apresentado durante a cerimônia de inauguração. Durante o evento, os presentes também foram convidados a conhecer o equipamento, que funcionará, provisoriamente, na sala A1 do Instituto Caldeira.

A cerimônia de inauguração do espaço contou com a presença do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, do comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, e do presidente do Instituto Caldeira Inovação, dentre outras autoridades civis e militares. Também estiveram presentes os alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, que realizaram visitas ao hub de inovação, com destaque para o programa “Nova Geração Caldeira” e para o GetEdu, parceiro Google para o Governo do Estado.

Smart Policing Lab – Iniciativa pioneira no Brasil, o Laboratório de Polícia Inteligente (Smart Policing Lab) da Brigada Militar foi inaugurado em dezembro de 2022, no Tecnopuc, parque tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O laboratório tem o objetivo de estabelecer a cooperação, o desenvolvimento de soluções, a inovação e o intercâmbio científico-tecnológico na área de segurança pública e fortalecer o intercâmbio entre o setor público, a academia, o ecossistema de inovação e a sociedade civil.

 

Brigada Militar