Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM capacita 300 instrutores do PROERD para inclusão

Publicação:

Seminário PROERD 2019
Seminário PROERD 2019 - Foto: Sgt Jonas Spindler PM5

Nesta terça-feira (10/12), os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciativa da Brigada Militar que leva policiais militares fardados para dentro das escolas para realizar um trabalho de prevenção, receberam um reforço em sua capacitação.

É que esses 300 brigadianos e brigadianas que já desenvolvem o projeto em todo o RS participaram de um evento com oficinas de inclusão, capacitando-os a expandir os seus públicos e aprendendo a se comunicar com crianças portadoras de necessidades especiais.

O Seminário Estadual do Proerd- Desafios na Inclusão, foi uma parceria entre a Brigada Militar, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS (Faders), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Canoas), Ideallis Espaço Multidisciplinar (Gravataí), 28º Coordenadoria Estadual de Educação e patrocínio do Banco Banrisul.

As oficinas ocorreram ao longo de todo o dia, com atividades voltadas a alunos com necessidades educacionais especiais auditivas, visuais, físicas, cognitivas e Transtornos do Espectro Autista (TEA).

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, que estava presente na cerimônia, conta que realizou o curso de instrução do Proerd no ano de 1997 e que “na época não havia a estrutura e incentivo que tem hoje em dia”. Ainda, ressaltou que em sua gestão o Proerd ganhará maior foco, por se tratar do único programa preventivo da BM.

De acordo com a major Karine Pires Soares Brum, coordenadora estadual do Proerd, “é desafiador e necessário trabalhar com o Programa com essa perspectiva de inclusão. Ao mesmo tempo, será compensador expandir a ideia de prevenção a todas essas crianças que ainda não conseguíamos alcançar da maneira ideal”, destaca a oficial.

EMBM/PM5

Texto: Sgt Sabrina Ribas

Fotos: Sgt Jonas Spindler/Sgt Ubal

Brigada Militar