BM realiza formatura do 13º Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras do MJSP
Curso do MJSP formou 40 alunos da BM, PC e de outros órgãos estaduais e federais de segurança
Publicação:

A Brigada Militar realizou a cerimônia de formatura da 13ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras (Cuef), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A solenidade aconteceu na tarde da segunda-feira (21/8), no auditório do Sesc, em Santa Rosa.
O curso teve o objetivo de preparar profissionais da área da defesa e segurança pública para o combate aos delitos de fronteira, a sonegação fiscal e a evasão de divisas, em sintonia com o Programa Vigia, do MJSP. Ao todo, foram 104 horas de aula realizadas na sede do 4º Batalhão de Policiamento em Área de Fronteiras (4º Bpaf), mediante convênio firmado entre o MJSP e o Governo do Rio Grande do Sul. Foram abordados temas como treinamento em gestão da informação, procedimentos em ocorrências de fronteira, georreferenciamento, abordagem, patrulha, comunicação, policiamento embarcado, natação utilitária, imobilização e sobrevivência, entre outros.
A turma contou com 40 alunos do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e das polícias militares do Rio Grande do Sul e dos estados de Santa Catarina (PMSC), Amazonas (PMAM), Paraná (PMPR) e Amapá (PMAP), além da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS). Em sua fala, o coronel Átila Pezzetta, comandante do CRPO Fronteira Noroeste (CRPO-FNO) e anfitrião do evento, destacou a importância da integração entre as corporações para os bons resultados obtidos com as apreensões na região da fronteira e no estado do Rio Grande do Sul.
Autoridades - Prestigiaram a cerimônia o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, o vice-prefeito Aldemir Ulrich, o comandante do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira da PMSC, coronel Ricardo Sabadini, o comandante do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado do EB, tenente-coronel Pedro André Pimenta Uchoa, o diretor da Polícia Federal de Santo Ângelo, delegado Farnei Franco Siqueira, o coordenador da Operação Hórus da PCRS, delegado Heleno dos Santos, o diretor da Faculdade Fema, Antônio Ternes, o comandante do 4º Bpaf, major Valtair Dorneles, além de comandantes, diretores, chefes, oficiais, praças e colaborares.
--
Texto: Sd Mariele/CRPO Fronteira Noroeste
Edição: jornalista Ícaro Ferreira/PM5/Brigada Militar