Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

6º Batalhão de Polícia de Choque é inaugurado em Uruguaiana

Publicação:

Na sexta-feira (19/08), foi inaugurada oficialmente a sede do 6º Batalhão de Polícia de Choque, considerado o primeiro BPChq de Fronteira do Brasil. A unidade inicia suas atividades com cerca de 90 policiais militares e 15 viaturas, sob o comando do major Otemar Maia Bianchini.

O efetivo qualifica a estratégia de pronta resposta com a intensificação de operações policiais especializadas e no apoio operacional ao  Comando Regional da Fronteira Oeste, com ações preventivas e repressivas, visando o controle dos indicadores de criminalidade.

Em uma área total de 17.476 metros quadrados, o prédio foi uma doação da Prefeitura de Uruguaiana e a reforma subsidiada por iniciativa privada de entidades locais. No local, funcionou durante muitos anos o Centro de Atenção e Centro de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Uruguaiana (CACAU).

A inauguração da sede do 6ºBPCHQ foi oficializada em cerimônia que contou com a presença do Governador do RS Eduardo Leite, do Vice-governador e Secretário de Segurança Pública Delegado Ranolfo Vieira Júnior, o Comandante-geral da Brigada Militar Coronel Vanius Cesar Santarosa, o Subcomandante-geral da BM Coronel Claúdio dos Santos Feoli, o Comandante do Comando de Polícia de Choque Coronel André Ilha Feliú, o Prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello, entre outras autoridades civis e militares.

Em sua fala durante o evento, Comandante-geral da BM Coronel Vanius Cesar Santarosa destacou que a implementação do 6ºBPChq servirá para agregar e qualificar o efetivo da BM na região.  “Através das estatísticas podemos observar a redução de importantes indicadores criminais e isso é fruto do trabalho de todos os oficias e praças dentro de suas responsabilidades. Saliento, que o cumprimento de nossa missão passa pela união de todos os seguimentos da sociedade que buscam o bem comum e a segurança pública”, salientou.

O Governador do Estado Eduardo Leite agradeceu a dedicação do efetivo da segurança pública. “Muito obrigado àqueles que escolheram a vida da segurança pública, aos seus familiares que nos emprestam seus finais de semana, noites e feriados. Muito obrigado pela dedicação com que cumprem essa belíssima e super nobre missão. E hoje, obrigada especialmente àqueles que se dedicam ao Choque, que é está tropa de pronto emprego para situações ainda mais críticas. Força e honra.” finalizou.

Brigada Militar