Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Solenidade Alusiva ao 23º Aniversário do Departamento Administrativo da Brigada Militar

Publicação:

01
Solenidade Alusiva ao 23º Aniversário do Departamento Administrativo da Brigada Militar

No ano de 1973, o Departamento de Administração e Finanças da Brigada Militar, dirigido pelo Coronel PM Jesus Linares Guimarães e subdirigido pelo Tenente Coronel PM Esmeraldo Fonseca Filho, era responsável pelo apoio logístico e financeiro, bem como pela coordenação administrativa de toda a Corporação, tendo sido originado pela fusão dos serviços de Fundos e Administrativos.

Instituído pela Lei nº. 10.991/97 – Lei de Organização Básica da Brigada Militar, o Departamento Administrativo teve sua data de criação em 18 de junho de 1998, sendo o órgão de apoio da Brigada Militar, ao qual compete a direção, o planejamento e o controle da gestão setorial da instituição, no que tange às matérias de Recursos Humanos e Finanças, cabendo-lhe, no atendimento desses serviços, a execução das diretrizes emanadas do Comando da instituição.

Com o Decreto nº 38.107, de 22 de janeiro de 1998, que regulou a Lei de Organização Básica da Brigada Militar, o Departamento Administrativo estruturou-se em Divisão de Pessoal, Divisão de Finanças e Divisão de Recrutamento Seleção e Acompanhamento, tendo como primeiro Diretor Administrativo o Cel RR Ibes Carlos Schimtz Pacheco.

Hoje, ao completar o seu 23º aniversário, o Departamento reestrutura-se internamente, redefinindo competências dentro das áreas temáticas entre suas divisões exceções, cuja coroação do êxito de sua missão sempre é uma grande razão para comemorar.

Desse modo, a dedicação, o empenho e a lealdade despendidos pelo corpo funcional, formado por oficiais, praças, servidores civis e estagiários que compõem o quadro de servidores deste Departamento, demonstram a preocupação da busca de alcançar a excelência no desenvolvimento das atividades diárias.

Nestes últimos anos, tem-se buscado mudar o patamar de atendimento, tanto interno como externamente, de forma a favorecer a que todos que para aqui recorram na busca de serviços tenham o devido acolhimento no encaminhamento de seus processos e no atendimento de suas demandas.

O constante estudo de modernização na metodologia, a busca incessante do aperfeiçoamento e a valorização no processo de trabalho têm sido a marca do DA, desbravando caminhos para alcançar com êxito o crescimento deste departamento.

Parabéns ao DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO, pela passagem de seus 23 anos de criação!  Parabéns a todos os oficiais, praças, servidores civis e estagiários que fazem deste departamento um órgão de significante importância para a estrutura da Brigada Militar!

Brigada Militar