Aniversário de 185 anos Brigada Militar é lembrado em Sessão Solene do TJMRS

Imagem mostra autoridades reunidas em meia-lua, em uma sala de audiências, durante entrega de certificado
Sessão contou com a participação de representantes de instituições - Foto: Comunicação social TJMRS
Por Comunicação social TJMRS

O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul realizou, no dia 30 de novembro, sessão solene em homenagem aos 185 anos da Brigada Militar. A homenagem contou com a presença de representantes do comando da BM e do corpo dos Bombeiros, representantes da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da Ordem dos Advogados do Brasil; integrantes de associações de oficiais, de praças e dos bombeiros, além da direção do IBCM.

A Sessão Solene foi conduzida pelo presidente do TJMRS, desembargador militar Amilcar Macedo. Coube ao decano da Corte, desembargador militar Sergio Berni de Brum, realizar o pronunciamento em nome do Tribunal. Em sua manifestação, de aproximadamente 30 minutos, o magistrado percorreu a trajetória da Brigada Militar desde a sua criação, em 1837, até os dias de hoje. Brum lembrou de momentos marcantes da corporação nesse período, assim como a relação com a justiça militar. Por fim, destacou o desafio e compromisso da BM com a evolução constante, tanto na qualificação do efetivo como na prestação do seu serviço junto à população.

O comandante-geral da Brigada, coronel Claudio dos Santos Feoli, falou em nome da corporação. Em sua fala, Feoli agradeceu primeiramente a homenagem e depois propiciou uma reflexão sobre atuação do policial militar. “Nossos valorosos brigadianos e brigadianas diariamente arriscam suas vidas para propiciar a qualquer indivíduo o pleno exercício de seus direitos constitucionais e também é possível afirmar que a Brigada Militar é sim esteio na concepção dos direitos humanos”, disse.

O pleno do TJM prestigiou a sessão, com a presença – além dos desembargadores Amilcar e Brum,  dos desembargadores Maria Emília Moura da Silva (vice-presidente), Paulo Roberto Mendes (Corregedor-geral), Rodrigo Mohr (Diretor da Escola Judicial), Fábio Duarte Fernandes e Fernando Lemos. O procurador do MP junto ao TJM, Alexandre Lipp João, também prestigiou a sessão.

Texto: Comunicação social do TJM-RS
Edição: jornalista Ícaro - servidor civil/PM5