Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar lança curso do Programa Anjos

Aula inaugural será através de plataforma online

Publicação:

Profissionais linha de frente são homenageados por fotógrafo brasiliense em Gramado
Profissionais linha de frente são homenageados por fotógrafo brasiliense em Gramado - Foto: Adriano Gonçalves

A Brigada Militar tem se preocupado cada vez mais com a saúde mental da sua tropa. Por isso, após discussões o Comando-Geral em conjunto com o Departamento de Saúde e Departamento de Ensino da instituição uniram esforços e decidiram criar o Programa Anjos.

Dentro do programa foi criado um curso que tem como objetivo principal a capacitação de militares estaduais voluntários que irão servir como facilitadores junto à tropa, auxiliando na identificação precoce e encaminhamento dos casos de adoecimento mental que necessitam de avaliação especializada, em especial situações envolvendo risco de suicídio.

O trabalho habitual dos policiais militares os expõem ao estresse continuado e exige um equilíbrio emocional para lidar com diversas situações de risco. Em razão disso, o desafio de identificar as pessoas que apresentam sofrimento emocional e encaminhá-las para atendimento especializado requer o engajamento de todos. Para isso, o Departamento de Saúde da Brigada Militar estará como responsável a designar os oficiais, médicos psiquiatras e instrutores que irão atuar no referido curso.

As aulas iniciam hoje, dia 29, às 16h, através de plataforma online.

* É importante salientar que não espera-se que o voluntário faça intervenções terapêuticas, e, sim, sirva de facilitador para que o indivíduo chegue ao serviço especializado.

00:00:00/00:00:00

Lançamento do curso do Programa Anjos

Aula inaugural do curso do Programa Anjos desenvolvido pela Brigada Militar

Vídeo: soldado Everton de David

Fotos: fotógrafo Adriano Gonçalves

Texto: estagiária Rafaela Knevitz

Brigada Militar