Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A Operação Frates (2° eixo da Op Angico) prende Líderes de organização criminosa

Líderes de organização criminosa presos

Publicação:

Operação frates
Operação frates - Foto: Divulgação BM

Nas primeiras horas de quarta-feira (17/2), foi realizada a Operação Frates, 2° eixo da Op Ângico, que resultou na prisão de dois homens, integrantes de organização criminosa em Bento Gonçalves.

Sobre a Operação Angico

A Instituição intensificou ações de enfrentamento à esses crimes e atua com base em três estratégias: fiscalização ativa para evitar desvio, furto e roubo de explosivos; Operações focadas em prisões de criminosos e a utilização de efetivo especializado com suporte de inteligência policial.

Após um trabalho de inteligência realizado pela Brigada Militar, os policiais militares obtiveram a informação de que uma organização criminosa estaria preparando um ataque a uma instituição financeira na Serra Gaúcha.

Com isso, foi deflagrada a Operação Frates, que significa irmãos em latim, em Bento Gonçalves. A ação foi executada com a união da Brigada Militar e a Polícia Civil e resultou na prisão de dois irmãos de 30 e 32 anos, identificados como líderes da organização criminosa investigada.

Após levantamento de informações que mobilizou a 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos/DEIC e a Brigada Militar, houve o planejamento da Operação Frates, a fim de realizar medidas cautelares de busca e apreensão nos imóveis relacionados ao grupo investigado. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, nos municípios de Bento Gonçalves e Dois Lajeado.

Os dois presos foram encaminhados para a Delegacia de Bento Gonçalves, um deles já cumpria pena em regime de monitoramento eletrônico por tornozeleira e outro estava em liberdade provisória. Entre os materiais apreendidos estão duas pistolas, um revólver, munições, um veículo Audi, uma EcoSport e uma quantia em dinheiro, ainda não contabilizada.

Além dos policiais militares que realizaram o trabalho de inteligência a Operação Frates também contou com a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Canil do 12º Batalhão de Polícia Militar, da 1º Delegacia de Repressão a Roubos/ DEIC e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves.





Fonte: Soldado Jackson Carodoso - Comunicação Social CRPO - Serra
Edição e Publicação: Soldado Andressa Rufato - Comunicação Social BM - EMBM/PM5

Brigada Militar