Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Capitão da Brigada Militar conclui curso de capacitação com “distición máxima” no Chile

Publicação:

20
Capitão da Brigada Militar conclui curso de capacitação com “distición máxima” no Chile

O Capitão Rodrigo dos Santos Arnaldo de Alencar do 4º Regimento de Polícia Montado (4ºRPMon) concluiu o Curso de Instructor de Policia Montada, com o “grado Distinción Máxima”, em 2º lugar, que ocorreu no período de 4/3 a 23/12 do corrente ano, com uma carga horaria de 1.620 hora/aulas, superando todas as dificuldades apresentadas em um curso no exterior e com tamanha extensão.

O oficial já é detentor de especializações em Portugal e na Polícia Militar do Estado de São Paulo, e passou por uma etapa/processo de seleção curricular rigorosa, com intuito de conseguir participar do “Programa de Cooperación Internacional para Policias Uniformadas Extranjeras”, já que além da habilitação no idioma Espanhol foram exigidos diversos requisitos técnicos e médicos, pois o Programa selecionou 119 policiais em 15 países do mundo no ano de 2019.

Os treinamentos e capacitação visaram aprimorar os conhecimentos do militar, no que tange a visão estratégica de diversas polícias do mundo, bem como trazer a expertise à Brigada Militar de uma Instituição referência (Carabineiros de Chile) na América Latina.

De acordo com o capitão Alencar, sua participação teve por finalidade aprimorar e consolidar, ainda mais, as técnicas de Policiamento Montado da Brigada Militar. “É importante ressaltar que, na conjuntura social em que o Brasil se encontra, torna-se necessário que a Instituição busque qualificar seus quadros, possibilitando que o conhecimento internacional adquirido seja difundido para o engrandecimento da Brigada Militar.

O brigadiano, comandante do 1º Esquadrão de Polícia Montado, salienta que a Brigada Militar já é referência no Brasil e no mundo pelas diversas participações em eventos de repercussões mundiais. Inclusive tive a oportunidade de palestrar/apresentar a policiais, de inúmeros países, sobre a realidade técnica, profissional e tecnológica da Brigada Militar no decorrer do ano.

O militar foi convidado pela embaixada Brasileira e pelo militar do Exército no Chile juntamente com outro oficial da Polícia Militar de São Paulo para uma reunião/mesa redonda, com o tema: “Brasil siempre a sido una referencia al Chile en control de la delincuencia y del control de graves alteraciones en la ordene publica”, relata que, também contou com o assessoramento técnico e eficaz do major Adriano, do 1º Batalhão de Polícia de Choque da Capital e do capitão Mori, do 1º Batalhão de Polícia Militar, sobre as técnicas de manutenção e restabelecimento da ordem pública empregadas pela tropa de Choque a pé e Montada da Brigada Militar, destacou o capitão Alencar.


Comunicação Social/EMBM
Texto e fotos: 4ºRPMon
Publicação: Sd Daniela Alvienes/PM5

Brigada Militar