Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul

Publicação:

04
Outubro Rosa e Novembro Azul

Os meses de outubro e novembro são também conhecidos como Outubro Rosa e Novembro Azul, e marcados pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente. Em grande parte dos casos, tanto o câncer de mama quanto o câncer de próstata, se detectados em fases iniciais, possuem grandes chances de tratamento e de cura.

E é justamente por isso que a Brigada Militar estará realizando uma campanha de conscientização durante os meses de outubro e novembro para alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer. Conhecer os riscos e a necessidade de realizar os exames preventivos pode salvar

Abaixo algumas informações coletadas através do site oficial do Ministério da saúde sobre o câncer de mama e o câncer de próstata:

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e/ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.
Além da realização de consultas e exames periódicos a fim de prevenir o câncer, é recomendado também a necessidade da busca por hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Por isso, não deixe de realizar os exames preventivos e cuidar da sua saúde. Proteja-se e incentive as pessoas que você ama a terem também esses cuidados. Faça parte dessa campanha você também!

Você, policial militar feminina agende seu preventivo de câncer do colo do útero durante todo o mês de outubro. A coleta será realizada pela enfermagem, juntamente com exame clinico das mamas. O agendamento se dará pelo telefone: 51 986296343

05
Outubro Rosa e Novembro Azul
Brigada Militar