5º Seminário Estadual das Patrulhas Maria da Penha alusivo aos 9 anos do programa

5º Seminário Estadual das Patrulhas Maria da Penha

Na tarde de sexta-feira (22/10), no auditório Dante Baroni da Assembleia Legislativa foi realizado o Patrulha Maria da Penha, com o tema “Práticas Institucionais de Combate à Violência Doméstica e ao Feminicídio”.

No ano de 2012 o Estado do Rio Grande do Sul realizou debates bus­cando alternativas para assegurar a defesa da igualdade de gênero às mulheres. Neste contexto, a Brigada Militar, implementou o programa Patru­lha Maria da Penha, com o objetivo de atender plenamente às mulhe­res vítimas de violência doméstica e familiar no território gaúcho.

As atividades da Patrulha Maria da Penha iniciaram no dia 20 de outubro de 2012, há 9 anos, e hoje atua em 114 municípios gaúchos e contabiliza 294 municípios gaúchos que possuem ao menos um policial militar capacitado para desenvolver esta política pública.

Nos últimos anos, a Brigada Militar incrementou as ações de prevenção primária, dando especial atenção ao programa Patrulha Maria da Penha. Inserido no planejamento estratégico da instituição, o programa teve como recente desafio estruturar-se em todos os municípios in­tegrantes do programa RS Seguro, o que foi realizado ainda em 2019 e cobriu todas as sedes de unidades em 2020. Para 2021, o desafio foi capacitar 460 policiais militares, fato superado em agosto. Hoje, temos muitos motivos para comemorar.

Para a abertura oficial do seminário participaram a Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, Deputada Estadual Fraanciane Bayer, o Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Coronel Rogério Stumpf Pereira Junior, a Adjunta de Programas de Prevenção Primária, Major Karine Pires Soares Brum, a Diretora do Departamento de Grupos Vulneráveis, Delegada Caroline Bamber e da Delegacia da Mulher de Porto Alegre, a Delegada Alice Fernandes.